O tema deste artigo é a promoção da ciclomobilidade que aconteceu em Curitiba, no Estado do Paraná, com a implantação da primeira Via Calma da cidade, na Avenida Sete de Setembro. O problema norteador da pesquisa é o crescimento das cidades e os conflitos por espaços de qualidade para pedestres e para outros modos leves de deslocamento, como a bicicleta. O objetivo da pesquisa foi levantar os pontos de vista de usuários, concernentes ao atendimento da função dos diferentes tipos de modais da Via Calma e sua importância para a mobilidade na cidade. Os procedimentos metodológicos compreenderam uma avaliação com usuários que responderam a um questionário, com o uso da técnica de preferência declarada. Foram 90 respondentes captados por meio das redes sociais da internet. Os resultados do universo pesquisado apontaram que 29% já usavam a bicicleta como meio de transporte e que, dentre aqueles que não a utilizavam, 52% demonstraram o interesse em trocar o meio de transporte atualmente utilizado pela bicicleta. A relevância dos resultados da enquete indicou o lado positivo da iniciativa municipal de criar um espaço específico para a circulação de bicicletas. No entanto, os respondentes, que se apropriaram da ideia, manifestaram insegurança ao circular com os carros ao lado deles. Considerou-se válida essa primeira iniciativa da municipalidade para estimular a ciclomobilidade. Assim, a tendência é a apropriação da Via Calma por novos ciclistas.
Este trabalho versa sobre a agricultura urbana e periurbana piauiense. O objetivo foi avaliar se as condições de trabalho do produtor agrícola urbano e periurbano contribuem para a produção de alimentos na cidade. Esta atividade social, política e econômica tem pouca visibilidade nas cidades e as condições de trabalho podem ser melhoradas. A pesquisa de campo para coleta de dados, com abordagem qualitativa, abarca uma realidade específica de duas cidades do estado do Piauí. Para os dados coletados foi priorizada a técnica da análise deconteúdo. Conclui-se ser necessária a participação do poder público para suprir falhas no sistema de produção agrícola em pequena escala visando ampliar as condições de trabalho dos horticultores urbanos. Sugere-se a promoção de palestras, cursos de capacitação técnica, relações humanas no trabalho, noções de primeiros socorros e noções de comercialização.
1 June 2013 in Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Este artigo apresenta aspectos da avaliação institucional como parte das atividades da educação superior. Trata-se de importante estratégia para a gestão institucional liderada, no Brasil, pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior coordena o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - o qual trabalha com três grandes universos: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. A finalidade desta estratégia baseia-se na responsabilidade social, na qualidade da educação superior, no reconhecimento da diversidade do sistema, no respeito à identidade, e na missão educacional histórica das instituições. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - tem uma Comissão Própria de Avaliação, vinculada ao SINAES que promove, dentre outras avaliações, a do docente pelo discente. O presente estudo visa a analisar a organização da primeira plataforma do Sistema de Avaliação Institucional - SIAVI do docente, implantada em 2009, e suas interações com os princípios dos modelos avaliativos de caráter participativo (resolução de problemas), colaborativo (evolução constante), e emancipativo (cidadania e inclusão), visando a introduzir propostas de melhorias.
1 July 2022 in RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar
O ano de 2020 foi marcado pela disseminação do vírus SARS-CoV-2 pelo Planeta. A doença, somada à outras moléstias, pode se desenvolver em enfermidades diversas. Este artigo trata de aprendizagens provindas da pandemia da doença COVID-19 sob o olhar de parâmetros da sustentabilidade. O objetivo deste texto é apresentar singularidades relacionais de aprendizagens, sustentabilidade e COVID-19, as quais fortalecem as ideias de futuro comum e de satisfação de necessidades das gerações presentes e futuras. Predomina a análise qualitativa das relações humanas e da sustentabilidade nos aspectos ambientais e socioeconômicos durante o fenômeno da pandemia. Ressalta-se a contribuição das ciências sociais aplicadas, ciências humanas e outras áreas do conhecimento para a contextualização do fenômeno e dos seres humanos enquanto portadores de doenças. O texto tem três partes: nosso futuro comum; a sustentabilidade e a doença; aprendizagens para a presente e as futuras gerações. Se for possível inferir sobre as certezas e incertezas nas consequências e nas mediações do fenômeno, será possível identificar aprendizagens, viabilidades globais, nacionais, regionais e locais a serem compiladas, organizadas e socializadas para futuras pandemias. O fenômeno é um marco no processo de ensino e aprendizagem de comunidades em relação ao futuro comum e à sustentabilidade.
O presente artigo discute o trabalho da mulher polonesa imigrante nas dinâmicas da família tradicional da comunidade da Colônia Dom Pedro II – em Campo Largo. Seu papel como preservadora de conhecimentos e saberes ancestrais foi reproduzido e se propagou ainda que vivendo em terra estrangeira. Utiliza-se a perspectiva socio-histórica para estudar a imigração polonesa, ocorrida no final do século XIX e durante o século XX, para compreender os papéis da mulher polonesa e suas contribuições na formação da família, na alimentação, na difusão de técnicas de trabalho, e na manutenção de costumes ancestrais que constituem aspectos da cultura de sua nação de origem. Enfatiza-se a importância das diferentes funções da mulher na comunidade, que são pouco valorizadas pela sociedade industrial, mas que foram fundamentais para a prosperidade da Colônia.
Desde o início da pandemia de Covid-19, hábitos da população mundial vêm se alterando com a adoção de medidas de isolamento social e restrição de mobilidade física. Este maior tempo passado em casa reflete em mudanças nos padrões de comportamento familiar e individual em vários aspectos, como o uso de jogos e entretenimentos, que podem representar uma via de escape para as tensões sociais e a (re)descoberta de um modo de relacionamento interfamiliar. O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso do entretenimento em tempos de pandemia de Covid-19 e suas repercussões no acesso e disponibilização de sites e aplicativos desta natureza. A metodologia é qualitativa. Foram utilizadas matérias jornalísticas e páginas virtuais publicadas de fevereiro a maio de 2020, interpretadas à luz de teorias da psicologia. Concluímos que o entretenimento pode funcionar como elemento facilitador na travessia desta pandemia e tem estreita relação com o acesso e a utilização de artefatos tecnológicos.