Patrícia Borges Dias

Mx. Patrícia Borges Dias


Research Focus & Metrics

Academic Career Length

12Years (2015-Present)

(Calculated once Scilit publication data is synced: current year − year of first publication + 1)

Representative Publications

View All Publications
7 September 2024 in Global Change Biology
Verified
Journal Article
Closed access
PDPatrícia Borges Dias
Patrícia Borges Dias
SKSustanis Horn Kunz
Sustanis Horn Kunz
JPJosé Eduardo Macedo Pezzopane
José Eduardo Macedo Pezzopane
TXTalita Miranda Teixeira Xavier
Talita Miranda Teixeira Xavier
JZJoão Paulo Fernandes Zorzanelli
João Paulo Fernandes Zorzanelli
Rodrigo Gomes GorsaniRodrigo Gomes Gorsani
Rodrigo Gomes Gorsani

6 October 2020 in Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences
Verified
Journal Article
Open access
PDF file
GMGuilherme José Mores
Guilherme José Mores
CSCristiani Spadeto
Cristiani Spadeto
PDPatrícia Borges Dias
Patrícia Borges Dias
ASALINE RAMALHO DOS SANTOS
ALINE RAMALHO DOS SANTOS
SKSustanis Horn Kunz
Sustanis Horn Kunz
A regeneração natural das florestas é uma das mais importantes ferramentas para inferir sobre o comportamento dos processos de restauração florestal. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a regeneração natural em uma área de Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas após 8 anos da implantação do projeto de restauração. A área foi composta por seis tratamentos (fatorial 3 × 2), sendo três níveis de riqueza de espécies e dois espaçamentos) e três repetições, em blocos casualizados. Em cada tratamento e na floresta madura foram demarcadas três parcelas de 5 × 10 m, identificando todos os indivíduos lenhosos e herbáceos. Foi calculada a diversidade florística (H’) e a equabilidade (J’), além da Análise de Correspondência Distendida (DCA). A diversidade florística e equabilidade foram baixas nas áreas em processo de restauração (H’ = 1,82 nats indiv-1 e J’ = 0,51). A DCA resultou na formações de grupos distintos, que diferem a floresta madura da área em processo de restauração. Em todos os tratamentos foi registrado grande número de indivíduos herbáceos (3.963), o que pode ter influenciado negativamente no estabelecimento dos indivíduos lenhosos (351). As análises revelaram que os tratamentos compartilham muitas espécies arbóreas e herbáceas, reforçando que o plantio com maior riqueza não é garantia de sucesso do estabelecimento da regereração natural com alta diversidade. 

31 December 2019 in Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences
Verified
Journal Article
Open access
PDF file
PDPatrícia Borges Dias
Patrícia Borges Dias
LMLaylla Nunes Moreira
Laylla Nunes Moreira
GSGILSON FERNANDES DA SILVA
GILSON FERNANDES DA SILVA
JPJosé Eduardo Macedo Pezzopane
José Eduardo Macedo Pezzopane
Henrique Machado DiasHenrique Machado Dias
Henrique Machado Dias
Riqueza, estrutura e relações ambientais em uma Floresta Nacional no Sudeste do Brasil - DOI:10.5039/agraria.v14i4a6897

1 January 2024 in Hoehnea
Verified
Journal Article
Open access
PDF file
JOJéssica Tetzner de Oliveira
Jéssica Tetzner de Oliveira
FDFelipe de Carvalho Dadalto
Felipe de Carvalho Dadalto
Henrique Machado DiasHenrique Machado Dias
Henrique Machado Dias
JZJoão Paulo Fernandes Zorzanelli
João Paulo Fernandes Zorzanelli
LMLuiz Fernando Silva Magnago
Luiz Fernando Silva Magnago
PDPatrícia Borges Dias
Patrícia Borges Dias
We sought to evaluate the floristic and structural variations between three areas with distinct backgrounds in the Sooretama Biological Reserve, remnantd of Lowland Atlantic Forest in Brazil. For vegetation sampling, 30 transects were established in three different areas: post-pasture (PAS), post-fire (FIR), and preserved (PRE) remnants, totaling a sample area of 0.3ha. All individuals in the woody layer with diameter at breast height ≥ 2.5cm were sampled. Variations in floristic composition were evaluated by means of NMDS, based on the presence or absence of species. There are clear variations between the three areas evaluated, in which the PRE area presents greater species richness, floristic diversity, and basal area, with parameters similar to forests of high diversity in northern Espírito Santo and southern Bahia. The performance of inventories and monitoring of the remnants of Lowland Atlantic Forests in neglected regions are fundamental for planning conservation and enrichment measures of these vegetations

1 December 2021 in Revista em Agronegócio e Meio Ambiente
Verified
Journal Article
Open access
PDPatrícia Borges Dias
Patrícia Borges Dias
VCValeriano Lopes Cunha
Valeriano Lopes Cunha
MMMariana Caroline Moreira Morelli
Mariana Caroline Moreira Morelli
VLVinicius Orlandi Barbosa Lima
Vinicius Orlandi Barbosa Lima
MSMichellia Soares
Michellia Soares
O método BDq é uma técnica de manejo florestal que conduz a regeneração natural e estabelece critérios para remoção das árvores da floresta através da estimativa do menor impacto sobre a população remanescente. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de manejo florestal sustentável da espécie Commiphora leptophloeos (Mart.) J. B. Gillett por meio de simulações em um remanescente da Floresta Sazonalmente Seca, localizada em Salinas, Norte de Minas Gerais. Para coleta de dados foram alocadas 30 parcelas na área, cada uma medindo 10 m x 10 m. Todos os indivíduos com DAP ≥ 3,18 cm foram amostrados. Utilizou-se o método BDq de seleção, isto é, área basal remanescente (B), diâmetro máximo (D) e constante de De Liocourt (q). Para aplicação do método foram propostas seis alternativas de manejo com valores de área basal remanescente de 50 e 75% combinados com valores de “q” de 1,3; 1,5; e 1,7. No inventário florestal realizado na área, Commiphora leptophloeos foi a espécie com maior número de indivíduos.ha-1 apresentando distribuição agregada. Sua distribuição diamétrica obedeceu ao “J” invertido. Já a relação dos volumes comportou-se de forma inversa, onde as classes com os maiores números de indivíduos não representaram a maior volumetria. O volume total da espécie na área foi de 37,50 m³.ha-1. A estimativa de corte prescrita foi de 20,32 m³.ha-1 e 13,16 m³.ha-1 para um “q” de 1,5 e área basal remanescente de 50 e 75% respectivamente. As estratégias de manejo propostas para a C. leptophloeos se mostraram viáveis em função da estrutura da população remanescente.

18 December 2021 in Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Verified
Journal Article
Open access
PDF file
MMMegg Cattem Moreno
Megg Cattem Moreno
PDPatrícia Borges Dias
Patrícia Borges Dias
JPJosé Eduardo Macedo Pezzopane
José Eduardo Macedo Pezzopane
GAGenilda Canuto Amaral
Genilda Canuto Amaral
CFCaroline Tavares Firmino
Caroline Tavares Firmino
João Vitor ToledoJoão Vitor Toledo
João Vitor Toledo
O microclima florestal influencia diversos processos ecológicos como a ciclagem de nutrientes e o crescimento das plantas. Objetivou-se caracterizar o microclima do sub-bosque de um remanescente de Floresta Estacional Semidecidual em comparação a um campo aberto durante a primavera em um remanescente florestal da Floresta Nacional de Pacotuba, localizado em Cachoeiro de Itapemirim – ES, sendo para isso, instaladas duas estações meteorológicas: uma no interior da floresta e uma na área aberta adjacente. Durante outubro e dezembro de 2019, foram realizadas medições diárias de saldo de radiação, radiação fotossinteticamente ativa, temperatura e umidade relativa do ar, temperatura da superfície do solo e temperatura do solo a 2 cm, 5 cm, 10 cm e 20 cm. A transmissão de radiação solar foi atenuada no interior florestal durante o dia, resultando em menor disponibilidade energética para os fluxos de calor sensível, calor latente e fluxo de calor no solo. À noite, porém, o dossel atuou como um anteparo a radiação de onda longa, conservando a energia no sistema, e tornando a variação microclimática reduzida no interior em comparação a área aberta.